Pra você pensar. A manipulação da linguagem.
Mudanças sociais radicais são implementadas com o uso da linguagem. A supressão de palavras suprime também idéias, pois palavras carregam conceitos complexos. Um exemplo de palavra suprimida é Homossexualismo, que carrega a idéia correta de que ser homossexual é uma maneira de agir, de ser. Portanto, o individuo que possui essa conduta pode abandoná-la, se assim desejar, como muitos já fizeram. Criou-se, em substituição, a palavra homossexualidade, que supostamente indica uma situação definitiva.
Por outro lado, a criação de novos adjetivos ou termos pode também ser usada, para a imposição de novas maneiras de pensar e encarar fatos. Um exemplo é o tão recente e largamente usado pela mídia “CASAL GAY”, que já não soa tão mal aos nossos ouvidos quanto soava há poucos anos atrás, ou seja, o não estranhamento do termo carrega o não estranhamento da situação definida pelo mesmo.
Casal no dicionário aurélio significa (por enquanto): Par composto de macho e fêmea, ou homem e mulher. Ja no novissimo Wikipédia, casal é: Casal é um par de pessoas unidas por casamento ou por outro tipo de compromisso amoroso
Não poderia deixar de citar o famoso termo “solução final” colocado no lugar de assassinato de judeus, era algo mais aprazível, soava melhor e substituiu também o termo genocídio, o que facilitou a colaboração de milhares de pessoas na “limpeza étnica” perpetrada pelos alemães na segunda guerra.
Palavras novas significam novas idéias.
A imposição de novas palavras significa imposição de novas idéias.
A supressão de palavras também suprime as idéias e filosofias que estas carregam em si.
Do site http://www.zonabranca.com/joonla
Nenhum comentário:
Postar um comentário